ISO e a Acreditação Hospitalar
Este artigo tem como objetivo dar ênfase à segurança da alimentação e abordaremos em três artigos o ISO e a Acreditação Hospitalar. Neste primeiro, iremos fornecer uma introdução e, nos módulos subsequentes, maior detalhamento.
- ISO – International Organization for Standardization
A ISO é responsável pela regulamentação e monitoramento de diversas normas, e seu propósito é desenvolver e promover diretrizes que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.
Sua constituição ocorreu em Londres, no ano de 1946, cuja abrangência teve representantes de 25 países, na qual decidiram criar um órgão internacional com o objetivo de facilitar a coordenação e a unificação de normas industriais.
O encontro deu origem a uma Organização com sede em Genebra, na Suíça, cujo funcionamento oficial se iniciou em 23 de fevereiro de 1947. A organização ganhou a denominação International Organization for Standardization (ISO) — em tradução livre, Organização Internacional de Normalização.
A ISO, organização não-governamental de âmbito internacional, cujos países-membros respondem por cerca de 95% do PIB mundial, é responsável por reger a normatização de procedimentos em praticamente todos os campos do conhecimento industrial, cujo objetivo é a melhoria contínua e global dos processos e da gestão como um todo, sendo um trabalho desenvolvido por cerca de 2.500 grupos técnicos, compostos por mais de 20 mil especialistas no mundo inteiro. A normalização está presente em diversos segmentos, desde a fabricação dos produtos à preservação do meio ambiente.
Considera-se que até 2022 foram estabelecidas mais de 13 mil normas, que são periodicamente revisadas, objetivando buscar reduzir as barreiras comerciais e técnicas, evitando a existência de regulamentos conflitantes sobre bens e serviços, e resguardando a saúde e a segurança do trabalhador. Desta forma, tem o intuito de ser democrática e buscar conciliar interesses de produtores, usuários, governos e a comunidade científica, ao preparar suas normas internacionais.
A certificação pela ISO é um modo de as empresas comunicarem aos seus clientes e ao mercado que possuem gestão baseada em um sistema de qualidade comprovado. Hoje, a China é um dos líderes em certificações de sistemas de gestão ISO em boa parte das normas, inclusive na ISO 9001, que se refere à gestão de qualidade.
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por identificar e regulamentar as normas e certificações em âmbito nacional.
- Acreditação Hospitalar
Corresponde a um procedimento que pode fazer com que uma unidade de saúde, seja hospital, laboratório, clínica ou consultório, aperfeiçoe seus processos, de maneira a melhorar a qualidade do serviço que oferece.
De acordo com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), podemos compreender a acreditação hospitalar como um processo de avaliação de instituições prestadoras de serviços na área de Saúde para verificação do cumprimento de requisitos criados, com o objetivo de aperfeiçoar a segurança e a qualidade no serviço prestado. Portanto, é um procedimento que busca estimular a melhoria contínua dos processos das instituições de Saúde, por meio do estabelecimento de padrões e metas que devem ser observados em seu dia a dia operacional.
Conforme a instituição, para que uma organização seja acreditada é preciso comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A ONA possui atualmente três níveis de acreditação: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência, cada um com requisitos específicos, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de Saúde.
Além da atividade core business do hospital, os serviços de alimentação, segurança, higiene e limpeza (terceirizados ou próprios), como exemplos, também, são avaliadas no processo de acreditação das instituições de Saúde, ou seja, devem também atender aos padrões estabelecidos pela ONA.
Desta forma, as fornecedoras destes serviços aos segmentos de Saúde devem possuir profissionais treinados: com baixo turnover e absenteísmo, processos estabilizados e padrões com normas técnicas que evitem prejudicar a acreditação de seus clientes. Esses fornecedores devem ter Proposta de Valor comprovada e aplicável.
Finalizando, os próximos artigos abordarão, mais detalhadamente, cada um dos processos ISO e de acreditação.
José Carlos Lucentini
Referências bibliográficas pesquisadas:
ONA – Organização Nacional de Acreditação. O que é acreditação. Disponível em: <https://www.ona.org.br/acreditacao/o-que-e-acreditacao>. Acesso em: 05 dez. 2022.
PEDROZA, D. Normas ISO: Como a certificação impacta na gestão de Compliane? Disponível em: <https://www.verdeghaia.com.br/normas-is>. Acesso em: 05 dez. 2022.
SOFT EXPERT. O desafio. Disponível em: <https://www.softexpert.com/pt-br/solucao/iso-22000>. Acesso em: 05 dez. 2022.