O lançamento de nosso Portal de Notícias, com atualização semanal, é mais uma inovação de nossa consultoria, cujo objetivo principal é atender aos profissionais e empresas do segmento de alimentação, com inserções de temas atualizados nos principais eixos de atividades no mercado de alimentação e serviços, atendendo aos princípios emanados de nossa missão, que é: “Estimular o desenvolvimento e evolução de pessoas e empresas, ampliando seu conhecimento, informação, conscientizando e demonstrando como diminuir desperdícios em todos os processos, permitindo gerar valor adicionado aos colaboradores, clientes e investidores” e, ainda, levando a nossos clientes conceitos de prática empresarial de gestão, aliados a teorias e técnicas avançadas e modernas, oriundas de nossa carreira como professor universitário de MBA, pós-graduação e graduação em grandes e diversas instituições de ensino.
Após 35 anos atuando como executivo e conselheiro em quatro empresas multinacionais e nacional, constituí com meu sócio, Klaus Muller, em 2014, a nossa consultoria que tem atendido profissionais e empresas nos segmentos de alimentação, varejo, indústria farmacêutica, laboratórios e saúde, educação, agências de publicidade, tecnologia, participação societária, facilities management, segurança e manutenção. Iniciamos com foco em alimentação, mas nossa experiência foi aplicada em diversos outros segmentos de atividade.
Ao olharmos um pouco no retrovisor desses dez anos, elaboramos diversos projetos: Recuperação Financeira de negócios deficitários, Estruturação Financeira, Gestão de crise, Gestão empresarial por período definido, Fusões e aquisições, 5.000 horas em trabalhos de Coaching: pessoal, executivo e Mentoria em vendas e fidelização de clientes, Estudos de Mercado, Mapeamento de Riscos Empresariais com plano de ação para sua mitigação, Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, Estruturação de equipes de RH, Vendas, Finanças, Contábil e Controladoria, Operações, PCP e Compras, contratação de executivos e profissionais para todas as áreas, com análise de perfil comportamental e de capacitação para a função, dentro de um processo “taylor made”, e adequação às premissas da empresa contratante.
Realizamos a implantação do Centro de Serviços Compartilhados com racionalização de atividades, com redução de custos administrativos e operacionais, além de ganhos tributários, gestão na concorrência de alimentação pelo nosso produto Baldder, assim como lançamos cursos EAD para o segmento de alimentação, diversos cursos presenciais (interrompidos face à Covid-19), índice mensal de inflação interna na alimentação e artigos publicados de situações práticas e outras vivenciadas pelo título Dilema do Gestor. E não poderíamos deixar de destacar os quatro livros voltados para gestão operacional, financeira e de vendas.
Sinceramente, não imaginava que produziríamos tanto nesse curto período de nove anos, afinal, foram várias ações que fomos produzindo no dia a dia, tendo como premissas alguns de nossos valores, que cito: ética e transparência, nunca deixando de emitir opinião (muitas vezes confundida como sincericídio); responsabilidade: não colocar em risco o cliente, sendo parte de sua cadeia de valor e não um simples fornecedor; pesquisa e inovação: estudar e pesquisar, apresentando novos conhecimentos e soluções aos clientes.
As empresas de alimentação têm sobrevivido ao longo dos 40 anos em que atuo nesse mercado, apesar das intempéries e mudanças em políticas econômicas, crises internas e mundiais (e efetivamente muitas ficaram pelo caminho, encerraram atividades), com algumas sendo adquiridas por empresas com melhor gestão econômica e financeira. As margens operacionais têm sofrido uma redução e queda de volume nos clientes existentes, afinal estamos vivendo uma nova economia, apesar de muitos dirigentes ainda realizarem a gestão no modo antigo, ou seja, como era até 2019.
Há que se ressaltar que o nosso modus operandi compreende que, na empresa, todos os vasos são comunicantes e não há qualquer ação ou departamento isolado, e todas as decisões empresariais são financeiras.
Concluindo este nosso editorial, primeiramente, nossos agradecimentos aos nossos profissionais e clientes que nos ajudaram nesta caminhada.
Por derradeiro, ressaltamos que esse nosso portal passará a proporcionar fontes de inspiração, compartilhando experiências que podem melhorar a gestão e processos empresariais, o que vai de encontro à nossa missão destacada acima.
Cordial Abraço
José Carlos Lucentini
Klaus Muller