A campanha “Minha história na UAN” convida profissionais do setor a compartilharem suas experiências, desde os desafios iniciais até grandes conquistas, criando um mosaico rico de trajetórias na área da Nutrição. Ao unir essas narrativas, a iniciativa visa a não apenas fortalecer a rede de contatos, mas também oferecer aos leitores uma visão genuína do compromisso e paixão que impulsionam a indústria alimentícia. Este é um convite para ampliar horizontes, promover aprendizado e enriquecer a comunidade profissional do segmento, conectando profissionais e compartilhando insights valiosos.
UMA TRAJETÓRIA DE DESAFIOS E CONQUISTAS
Por Juliana Maranhão
Sou Juliana Maranhão, tenho 36 anos, sou casada e residente no município de Aracaju/SE. Iniciei minha jornada acadêmica na Universidade Tiradentes (UNIT), onde me formei em Nutrição, mas também sou técnica em Nutrição e Dietética pela Fundação São Lucas. Além disso, busquei aprimoramento, realizando pós-graduações em Nutrição Clínica e Esportiva e em Gestão de UANs pelo IPGS (Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde, de Porto Alegre RS). Sou atuante há 15 anos na área de gestão de UANs, com experiência em implantação de Unidades de Alimentação e Nutrição, consultoria de qualidade e preceptoria de estágios curriculares da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes e Estácio. Atualmente, trabalho como nutricionista, gerente na empresa Nutril Refeições.
A priori, meu interesse foi para a área de Odontologia, porém, as exigências de tempo integral e as altas mensalidades tornaram essa opção inviável para minha realidade. Paralelo a isso, no período em que estava prestes a prestar vestibular, a área de Nutrição ficou em evidência devido à alta vinculação de matérias a respeito de mortes provocadas por transtornos alimentares. Esse cenário despertou em mim um forte interesse em seguir carreira numa área que estava em ascensão. Foi o momento em que tudo começou.
Meu primeiro contato com cozinha industrial foi quando ainda era aluna do curso técnico em Nutrição e Dietética, onde estagiei em uma unidade hospitalar pela empresa na qual atuo até os dias de hoje. Após concluir meu curso técnico, fui contratada e segui carreira durante todo o período da minha graduação no curso de Nutrição. A graduação foi um caminho para ser promovida assim que me formei. Iniciei como nutricionista na mesma unidade em que trabalhava enquanto técnica. Em 2015, a partir de um novo contrato assumido pela empresa, fui designada a ocupar o cargo de gerente no maior hospital público de Sergipe (Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho – HUSE), que é referência não somente no estado como também na Bahia e Alagoas.
No Food Service, o segmento de UAN é o que mais oferece oportunidades e benefícios na área de Nutrição. Minha experiência na gestão de UAN engloba diferentes segmentos, desde a área hospitalar, refeições transportadas, hotelaria, restaurante universitário e consultorias de qualidade. Na área acadêmica, contribuo com a participação em bancas de TCC, desenvolvimento de projetos científicos e orientação de estágios curriculares. Simultaneamente à UAN, no início de minha vida profissional também fiz atendimento em consultório. Portanto, mesmo diante de todos os desafios enfrentados no dia a dia enquanto gestora de UAN, liderar pessoas e processos é algo que mais me identifico e, desde a graduação, já sabia que essa era a área que gostaria de seguir. Meus maiores desafios enfrentados no âmbito profissional foram implantar e implementar os processos do serviço em uma unidade hospitalar de alta complexidade. E, atualmente, está inserida na criação e desenvolvimento do projeto da nova sede da empresa onde presto serviço.
Ainda recém-formada, fui convidada por uma professora para assumir seu consultório pessoal e acompanhar seus pacientes, pois ela iria seguir outros desafios. Na ocasião, me senti lisonjeada pela oportunidade e confiança a mim concedida para dar continuidade ao trabalho de uma profissional com carreira já consolidada. Outro acontecimento marcante na minha vida profissional foi ter sido requisitada a ocupar o maior cargo técnico, o de gerência, na empresa em que atuo. Além disso, acho importante destacar o momento no qual recebi um convite para retornar à universidade como aluna egressa e profissional de destaque em minha área de atuação.
A UAN proporciona diversos desafios para cada profissional. Para mim, o maior foi no âmbito da gestão de pessoas, considerando que lidar com as individualidades e inseri-las nos processos para obter um resultado satisfatório é muito complexo e nos força a sair da curva. Embora não categorize minha relação com a profissão como um laço de paixão, ao longo dos anos a maturidade (pessoal e profissional) me fez reconhecer que foi através da minha dedicação à Nutrição, em sua maior parte no segmento de UAN, que galguei diversas realizações pessoais. Inúmeras vezes pensei em me desvincular da profissão, porém, quando recordo dos esforços desprendidos para me consolidar no mercado de trabalho e de toda trajetória até aqui, percebo que todos os caminhos me levam a continuar trilhando a minha história profissional dentro da Nutrição.