A campanha “Minha história na UAN” convida profissionais do setor a compartilharem suas experiências, desde os desafios iniciais até grandes conquistas, criando um mosaico rico de trajetórias na área da Nutrição. Ao unir essas narrativas, a iniciativa visa a não apenas fortalecer a rede de contatos, mas também oferecer aos leitores uma visão genuína do compromisso e paixão que impulsionam a indústria alimentícia. Este é um convite para ampliar horizontes, promover aprendizado e enriquecer a comunidade profissional do segmento, conectando profissionais e compartilhando insights valiosos.
20 ANOS DE PAIXÃO PELA ALIMENTAÇÃO
Por Gabriela Garcia
Me chamo Gabriela Garcia, mas a maioria me chama de Gabi. Tenho 35 anos e sou técnica de nutrição, nutricionista e pós-graduada em Gastronomia. Além disso, sou mãe da Manu. Minha vida se desenrola no Grande ABC Paulista e minha história com a nutrição está próximo de completar duas décadas. Ingressei nesse campo para cuidar da minha própria saúde, já que lutei contra a obesidade mórbida durante minha adolescência. Ainda no primeiro semestre do curso técnico, consegui estágio em uma unidade numa das maiores empresas do mercado na época. Foi amor á primeira vista! A dinâmica, os desafios e a singularidade de um restaurante industrial me conquistaram de imediato. Com a orientação de excelentes profissionais, soube que era ali que queria estar e onde almejava chegar. Desde então, foram muitos momentos de tensão, estresse e até alguns desencontros com a UAN (risos), pois tentei deixar a área duas vezes. Uma delas para explorar outros setores da nutrição e, pasmem, adorei quase todas elas. A outra vez foi para seguir carreira na administração, mas o amor falou mais alto. Fora de uma cozinha, sempre faltava um pedaço.
Decidi então para de resistir e me dedicar integralmente aos restaurantes industriais. Ao longo desses anos, aprendi que gerenciar restaurantes é bom, mas fazê-lo em uma empresa com propósito, é maravilhoso. Minhas experiências mais marcantes envolvem a recuperação de contratos, a participação na reestruturação de setores e a criação de novas projetos.
Hoje me sinto completa atuando na supervisão operacional. Além disso, mantenho uma pequena empresa que oferece serviços de consultoria nutricional em diversos segmentos. Na outra atividade, testemunho o poder que a nutrição tem de transformar cenários, salvar vidas e devolver saúde. Vejo isso em quase 90 idosos que acompanho e três ILPI’s (Instituições de Longa Permanência para Idosos).
Ao longo desses quase 20 anos, a nutrição nunca deixou de fazer sentido para mim. Testemunhei a gestão de unidades de alimentação se transformar de um serviço prestado para uma experiência vivida ao lado de nosso cliente. Estar em uma UAN é poder proporcionar ao cliente o melhor momento do dia e fazer da comida um remédio, mesmo para pessoas sadias. O horário da refeição é leveza, carinho e um momento de relaxamento para se carregar durante um dia difícil de trabalho.
Acredito que essa visão continue se transformando e criando vertentes dentro do mercado. É isso que pretendo viver daqui em diante na minha carreira: acompanhar esse movimento e, por quê não, criar novas oportunidades para nossos clientes. Devemos lembrar de fazer isso mantendo a saúde financeira e a viabilidade do negócio. Dessa forma, não apenas o cliente, mas também os nossos colaboradores podem crescer e enxergar o trabalho de UAN como algo com muito propósito e retorno, em vários aspectos.
Nesses 20 anos, não me lembro de ter perdido a paixão pelo negócio e pelos clientes, mesmo tentando outras áreas do segmento. No entanto, recordo de cada pessoa que pude atender e, especialmente, daquelas a quem ajudei e se tornaram bons profissionais da área, replicando o mesmo ímpeto em fazer acontecer que trago comigo há tanto tempo. Espero que a nutrição na UAN continue me proporcionando a sensação de plenitude e realização que sinto há tanto tempo. Mantenho o desejo e a sensação de que há muito a fazer, a aprender e novos horizontes a alcançar. Acredito que cada desafio é uma oportunidade de crescimento e aprendizado e estou ansiosa para ver onde essa jornada me levará nos próximos anos.