Qual a abrangência do segmento?
Quando abordamos o tema FM (Facilities Management), será que compreendemos a amplitude de atuação desse segmento?
Nesse artigo vamos abordar uma parte desse assunto tão extenso, que pode diferenciar a escolha de uma empresa de FM, dependendo de sua expertise, já que existem tantas variáveis de atuação.
Lista do que é FM:
Ambiental são os serviços que englobam paisagismo, jardinagem, tratamento de resíduos, controle de pragas e limpeza de forma geral.
Manutenção é uma das categorias com maior complexidade e variedade como obras, predial, industrial, elevadores, elétrica e hidráulica. Suas ramificações são tão grandes que fica impossível mapear em 100% seu raio de atuação.
Estrutura de trabalho são serviços como estacionamentos, arquitetura, decoração, mobiliário, locação de mobiliário e gestão de espaços ou estações de trabalho.
Benefícios ficam com a gestão de copas, restaurantes, eventos, máquinas de autoatendimento, lojas e lanchonetes, clubes, ambulatórios, berçários e creches.
Segurança abrange parte de portaria e controle de acesso, recepção e telefonia, ambiental, operacional, executiva, profissional e patrimonial.
Locomoção é toda a rede de transporte como fretamento, viagens de trabalho, frotas, táxis e gestão de aplicativos de mobilidade, motoristas e ambulâncias.
Informação ou TI é o setor que controla sistemas web, correios e malotes, intranet, documentos, gráficas e copiadoras, e extranet.
Tenho certeza de que essa é apenas uma parte do que podemos considerar o que é FM, pois sua dimensão está em constante mudança, e crescente. Para um gestor de serviços terceiros é essencial descobrir se seu fornecedor é capacitado em todas essas áreas, para garantir um serviço de excelência.
Em certas ocasiões se faz necessária a contratação de mais de uma empresa, para garantir a qualidade e não colocar o cliente interno em risco, pois é quase impossível encontrar um fornecedor que tenha todos esses braços do FM.
Outras apurações que devemos levar em consideração são a necessidade de internalizar esses serviços, de forma que se tenha um setor responsável dentro da instituição, ou terceirizar e deixar a responsabilidade dessa gestão para uma instituição competente; tudo é uma questão de custo x benefício.