O facilities management (gestão de instalações) tem como função garantir o bom funcionamento do espaço físico da empresa contratante, seja um edifício, indústria, escola, shopping ou hospital. Ao garantir a gestão eficiente, o serviço proporciona conforto e segurança às pessoas que o utilizam, sejam colaboradores, clientes, visitantes etc. A gestão de instalações inclui uma ampla variedade de atividades, como manutenção preventiva e corretiva, gestão de segurança, saúde e meio ambiente, gestão de energia e recursos, resíduos e reciclagem, dentre outros. Essa variação exige que as empresas prestadoras de serviços se adaptem cada vez mais para atender os clientes com alto nível de satisfação em todas as atividades.
Em um segmento onde há uma infinita variação de prestadores, os clientes passam a utilizar diversos métodos para qualificar seus fornecedores. A forma mais eficiente de estar entre os favoritos é se mantendo atento às novas práticas do mercado. Quando falamos em tendências, não podemos focar apenas em tecnologia, pois processos e modelos de negócios também podem ser considerados tendências, uma vez que otimizam algum tipo de serviço. Por isso, achamos importante falar sobre as principais tendências do facilities management para 2023.
Começamos pela automação. A tecnologia continua avançando e pode ajudar a gestão de instalações, tornando-a mais eficiente e econômica. Isso pode incluir uso de sensores para monitorar o uso de energia e água, e a manutenção preventiva pode ser programada, com base em dados de sensores, evitando problemas futuros. Além disso, a automação pode permitir a gestão remota de sistemas e equipamentos, tornando a manutenção mais eficiente e reduzindo custos.
Pode parecer clichê, por ser um tema frequentemente falado, mas o assunto não é levado tão a sério quanto deveria. Porém, a sustentabilidade nunca deixará de ser uma tendência, principalmente no segmento de facilities, onde a conscientização ambiental está cada vez mais presente e a gestão de instalações pode ajudar a reduzir o impacto ambiental de edifícios e empresas.
A implementação de práticas de gestão de resíduos, a adoção de energias renováveis e a redução do consumo de água são exemplos de iniciativas que impactam positivamente, além dos benefícios financeiros.
Além disso, há os usuários, ou seja, as pessoas que se beneficiam do serviço de facilities, sendo visitantes ou funcionários. A experiência do usuário é cada vez mais importante em todas as áreas, e a gestão de instalações não é diferente. Um ambiente de trabalho confortável e acolhedor pode aumentar a produtividade dos funcionários e reduzir o absenteísmo. A iluminação, a temperatura confortável e uma boa acústica são exemplos de fatores que afetam a experiência do usuário em um ambiente de trabalho. A organização também pode fazer campanhas e distribuir informativos e brindes.
E não poderíamos deixar de falar sobre as tecnologias que auxiliam no bom funcionamento dos facilities. Algumas já são utilizadas em organizações, fiéis a práticas de novas tendências. Outras, ainda estão em fase de adequação, pois algumas organizações têm dificuldades em aderir novas práticas, uma vez que preferem manter os processos mais fechados. Entre as vantagens, listam-se:
- Os sistemas de gerenciamento de tarefas permitem que os gestores das empresas possam gerenciar e acompanhar atividades dos funcionários em tempo real, melhorando a produtividade e a qualidade do serviço.
- Já os robôs de limpeza são programados para realizar a limpeza de forma autônoma, reduzindo o tempo e os custos de operação, além de garantir um serviço mais eficiente e preciso.
- Não apenas câmeras de segurança, mas também sistemas de vigilância remota permitem monitorar as atividades e detectar qualquer atividade suspeita ou comportamento inadequado.
- A tecnologia de reconhecimento biométrico, como impressões digitais e reconhecimento facial, pode ser utilizada para garantir a segurança e o controle de acesso em áreas restritas, o que impede a invasão de terceiros.
- A realidade aumentada pode ser utilizada para auxiliar na limpeza e manutenção, permitindo que os funcionários visualizem informações e instruções em tempo real, melhorando a precisão do trabalho.
É importante destacar que, apesar das vantagens que essas tecnologias podem oferecer, é necessário avaliar cuidadosamente a viabilidade e a segurança de sua implementação, levando em consideração os riscos potenciais e a capacidade da empresa de gerenciar e manter essas tecnologias. Em um mundo que está em constante mudança, a capacidade de se adaptar às tendências do mercado de facilities management é cada vez mais importante. Os avanços tecnológicos, a crescente demanda por sustentabilidade e a mudança nas expectativas dos usuários exigem que os gestores de instalações estejam sempre buscando novas formas de melhorar a eficiência operacional, aumentar a satisfação do usuário e reduzir custos.