Todos sabem que reter talentos é uma tarefa muito difícil para todas as empresas e, dentro do segmento de refeições coletivas, os custos com mão de obra podem chegar a até 50% do custo total de produção.
Com o objetivo de diminuir o turnover, essas empresas e seus departamentos de recursos humanos vêm utilizando ferramentas de avaliação comportamental em seus processos de recrutamento e seleção.
No mercado global essas ferramentas são mais conhecidas como assessments, e não são mais uma novidade em empresas de grande porte e multinacionais.
Dependendo da vaga, o peso de uma boa avaliação comportamental pode ultrapassar a questão das competências técnicas, afinal, saber se o candidato vai se adaptar ao clima organizacional da empresa ou se está disposto a receber um alto nível de cobrança é mais importante do que saber se ele tem a capacidade ou a formação necessária para atuar em sua função.
Existem muitos relatórios de avaliação comportamental, dentre eles o “DISC” e suas variações, e mais importante do que escolher a ferramenta certa é conseguir mapear o local onde esse colaborador vai atuar. As empresas já estão cansadas de investir em colaboradores que, após três meses de trabalho, acabam saindo por uma questão de não adaptação ao ambiente corporativo.
Diminuir custos de admissão, treinamento e rescisão contratual é a missão dos gestores de recursos humanos de empresas de serviços, podendo até custar milhões de reais, dependendo do tamanho da empresa. Esses valores são apresentados às vezes em linhas ocultas em análises financeiras, porém são de total importância para o entendimento da gestão de pessoas dentro de uma empresa.
Independentemente da ferramenta comportamental que será utilizada, o mais importante é que a equipe gestora da empresa reconheça o valor desse investimento em avaliações comportamentais, não tratando essas ferramentas como simples gastos comuns e sim como investimentos de longo prazo em seus colaboradores e no capital da instituição.
Com o avanço tecnológico, essas ferramentas podem ser aplicadas em questão de minutos, o que facilita e agiliza o processo seletivo dentro das empresas e os torna muito mais assertivos. Dessa forma, o departamento de recrutamento e seleção gasta muito menos tempo durante o ano, realizando entrevistas para repor funcionários que poderiam ter ficado, caso tivessem sido bem avaliados em suas entrevistas anteriores.
Existem profissionais hoje em dia capacitados apenas nessas ferramentas, cujo objetivo é disseminar essa cultura dentro da instituição para melhora do relacionamento interpessoal, da comunicação corporativa e do clima organizacional.
Lembrando que o departamento de recursos humanos tem um papel fundamental e decisivo na melhora do desempenho dos profissionais de sua instituição, e é importante estar atento às novas tendências e ferramentas que podem auxiliar em uma produtividade de recrutamento e seleção, pois as pessoas seguem os processos e os processos auxiliam os nossos clientes. Ter um colaborador adequado em uma atividade específica é o que podemos concluir como uma seleção de sucesso.