Vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados pretende contornar essa previsão
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o consumo nos mercados deve apresentar desaceleração em 2023. A entidade projetou uma expansão de 2,5% este ano, baseada na análise do volume e nos tipos de produtos comprados em supermercados, e sua correlação com o faturamento dos varejistas.
A projeção da ABRAS para o ano de 2022 também foi de 2,5%, mas essa projeção foi revisada para 3,3%, após o governo ter aprovado o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 e outros benefícios, como o vale gás, durante a campanha eleitoral. Essa ação fez com que o consumo nos supermercados acelerasse, feito que não será repetido em 2023.
Diante da perspectiva de desaceleração, o vice-presidente institucional e administrativo da associação, Marcio Milan, foi questionado se o setor está preocupado com o cenário. Ele explicou que a realização de eventos não recorrentes, como a Copa do Mundo e as eleições, colaborou para o desempenho acelerado no final do ano passado.
Milan alega que, embora esses dois aspectos não estejam presentes em 2023, as medidas adotadas pelo governo para manter os auxílios são importantes para estimular o consumo. Ele afirmou que as projeções ainda apontam crescimento, indicando ser possível que o Bolsa Família impacte positivamente nas vendas de supermercados, especialmente em regiões onde o programa é uma importante fonte de renda para famílias de baixa renda.
O setor expandiu 341 lojas no ano de 2022, sendo 167 na modalidade atacarejo, que vem ganhando força nos últimos anos diante das dificuldades na renda de determinados consumidores. A ABRAS pretende pautar, junto ao governo federal, temas como permissão para venda de medicamentos isentos de prescrição pelos supermercados, ação que pode resultar em uma rivalidade direta com o varejo farmacêutico. A ideia é impulsionar o consumo nos supermercados, dada a variedade de produtos em um único lugar.
É importante lembrar que as previsões podem mudar ao longo do tempo, e que o setor de supermercados pode tomar medidas para se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor e às condições econômicas.
Fonte: CNN BRASIL. Supermercados preveem crescimento menor no consumo em 2023, diz associação. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/supermercados-preveem-crescimento-menor-no-consumo-em-2023-diz-associacao/>. Acesso em: 13 de mar. 2023.