Em pleno 2023, o fantasma da inflação continua assombrando as empresas de alimentação. Trata-se de um cenário muito diferente dos anos 90, onde a hiperinflação era diária, mas mesmo assim os preços dos alimentos continuam colocando contratos em risco.
Com negociações quase que diárias, o departamento de suprimento das empresas de alimentação já não sabe mais o que fazer diante de tal cenário. Desta forma, vou explorar a seguir algumas estratégias que podem beneficiar o setor de compras nesse momento tão difícil.
Mais importante do que o menor preço, e sua estabilidade e previsibilidade, negociações semanais da mesma categoria de produto apenas geram desgastes dentro do setor. Parcerias de estabilidade de preço em troca de garantia de volume de compra podem ser utilizadas nos itens do dia a dia, deixando assim o tempo disponível para o comprador utilizar com itens de maior sensibilidade.
Terceirizar serviços com operador logístico ou até mesmo entregas ponto a ponto podem aparecer um bicho de sete cabeças, mas têm uma enorme vantagem na última linha. Empresas de alimentação nos anos 90 verticalizaram serviços como centro de distribuição, frete e até mesmo açougues, e dessa forma deixaram de focar em sua atividade principal, que é servir refeições de qualidade para seus clientes.
Compra de alimentos pré-processados pode até ser mais caro no preço, mas no custo final e nos benefícios para o cliente acaba valendo a pena, pois evitam desperdícios, exigem menor manipulação da mão de obra da unidade e, dependendo do produto, tem menor tempo de cocção, o que gera uma infinidade de benefícios na cadeia produtiva.
Qualificação de fornecedores também é uma questão que pode influenciar muito na relação custo-benefício: produtos de maior preço costumam oferecer qualidade melhor no prato e dessa forma os testes de produto deveriam ser uma rotina do departamento de suprimentos.
Fazendas urbanas com produção em estufas são uma tendência de mercado, pois o clima não tem influência sobre a produção do hortifrutigranjeiro. Assim, o custo dessa mercadoria mantém um padrão de preço o ano inteiro e não sofre mais com a sazonalidade.
O controle da inflação interna de cada cliente é uma questão essencial para a saúde financeira do contrato. Temos a obrigação de informar para nossos clientes a situação atual dos custos de seu cardápio, de maneira que possam fazer parte da recomposição de preços, que acontece de forma anual.
A melhor solução para o problema da inflação seria realizar um bom controle de custo interno, tendo transparência com nossos clientes.