A campanha “Minha história na UAN” convida profissionais do setor a compartilharem suas experiências, desde os desafios iniciais até grandes conquistas, criando um mosaico rico de trajetórias na área da Nutrição. Ao unir essas narrativas, a iniciativa visa a não apenas fortalecer a rede de contatos, mas também oferecer aos leitores uma visão genuína do compromisso e paixão que impulsionam a indústria alimentícia. Este é um convite para ampliar horizontes, promover aprendizado e enriquecer a comunidade profissional do segmento, conectando profissionais e compartilhando insights valiosos.
NUTRIÇÃO E UAN: 23 ANOS DE EXPERIÊNCIA E PAIXÃO
Por Luciana Lancellotti
Meu nome é Luciana Lancellotti Arantes Cambaúva, tenho 45 anos e sou formada em Nutrição pela Faculdade Anhembi Morumbi. Sou casada e tenho dois filhos (gêmeos) de 13 anos, Lucas e Mateus, além de ser mãe da minha querida cadelinha chamada “Sol”. Nasci na cidade de São Paulo e atualmente moro em Valinhos/SP.
Cresci em uma família Italiana, onde meus pais e avós tinham uma paixão por cozinha e sempre reuniam os amigos e familiares aos fins de semana. Estávamos sempre em torno de fogões e mesas decoradas com deliciosas receitas. Naquela época não havia muitas escolas de gastronomia, então optei por cursar Nutrição.
Me formei em 2000 e tenho 23 anos de experiência na área de UAN. Minha paixão pela UAN surgiu durante meus estágios e, ao longo dos anos, trabalhei em diversas empresas, decidindo seguir carreira nessa área tão desafiadora e dinâmica.
No mesmo mês de formatura consegui meu primeiro emprego como gerente de unidade (atuando como nutricionista) e permaneci na mesma empresa por 19 anos. Lá, comecei a construir minha carreira profissional, passando por diversas unidades e áreas, adquirindo experiência em novas iniciativas e projetos.
Em 2019 aceitei a missão de desenvolver um projeto de expansão para uma empresa jovem e comprometida com a valorização das pessoas e sustentabilidade no mercado de UAN.
Atualmente, trabalho na Viva Food, onde sou responsável pela operação e minha maior motivação hoje são a minha equipe e meus clientes. Poder entender suas expectativas e realizar os eventos que sempre imaginaram, além de garantir a satisfação dos funcionários, me traz imensa alegria.
Nesta área o maior desafio é treinar e manter pessoas, para que elas levem o carinho e a atenção aos detalhes que fazem a diferença para o cliente.
Por isso hoje penso muito em evoluir como pessoa, ao reconhecer minha equipe, buscando melhorias no trabalho e principalmente levando satisfação para todos os clientes. É muito desafiador e gratificante.
Um dos momentos marcantes da minha carreira foi meu primeiro reconhecimento como gestora na Viva Food, recebendo o carinho da minha equipe. Isso me fez acreditar que estou fazendo o meu melhor, sempre buscando o aprimoramento e sei que esse reconhecimento só foi possível graças ao apoio do meu gestor, que sempre acreditou no meu trabalho.
Outro desafio foi durante a pandemia. Fomos obrigados a nos reinventar e aprender a lidar com reuniões on-line e novos protocolos de higiene e atendimento.
A Viva Food, como uma empresa jovem, valoriza as pessoas, incentiva e dá autonomia para gestores trazerem novos projetos e ideias, fomentando a inovação.
As pessoas frequentemente me perguntam como consigo lidar com a pressão nessa área e minha resposta é: mantendo o foco no bom relacionamento com o cliente, praticando uma comunicação efetiva e transparente com funcionários e departamentos, além de equilíbrio e sabedoria para resolver os problemas sem ansiedade.
Acredito que a área de UAN passará por inovações nos próximos anos, com a introdução de tecnologias e equipamentos de cozinha inteligente. A vida de UAN certamente será mais dinâmica e inovadora.
Gostaria de agradecer a oportunidade de contar um pouquinho da minha trajetória e agradecer a todos os meus colegas, meus gestores e minha equipe, e dizer que tudo o que conquistei até hoje foi graças a todos que, em algum momento, me apoiaram e acreditaram em mim.