Para finalizar essa série especial onde profissionais de empresas do ramo de Food Service relataram sua percepção de como estará o mercado de alimentação industrial em cinco anos, nesta última parte veremos o ponto de vista da Kelly Souza, da empresa Essencial Nutrição, e do Wellington Galvão, da empresa JLucentini & Associados.
COMO O MERCADO DE ALIMENTAÇÃO INDUSTRIAL ESTARÁ EM 5 ANOS?
KELLY SOUZA
“O uso dos recursos tecnológicos, vem demonstrando forte tendência no segmento, o que é muito positivo e se consolida para o futuro. Esta prática, irá cada vez mais, melhorar a padronização dos processos, aumentar a produtividade, proporcionar a redução de custos operacionais e ainda garantir a segurança na produção. Além disso, pensando em meio ambiente, e inserida no foodservice, a sustentabilidade em toda sua amplitude, não pode ser desconsiderada dos processos. O ideal é que os empreendedores e profissionais do setor, observem às mudanças do segmento e acompanhem estudos e incentivem os planejamentos para os próximos anos. As pesquisas de mercado promovem a antecipação das ações, traspassam as tendências de consumo e o acompanhamento da performance no contexto competitivo.”
WELLINGTON GALVÃO
“O mercado de alimentação industrial passa por constantes mudanças. Seja em processos, tendências, inovação ou tecnologia. Se adaptar as essas novas práticas é uma tarefa que todas as empresas devem aderir para se manterem no ritmo no segmento. Entretanto, o mercado, que já é composto por tendências tecnológicas, estará alinhado com processos que otimizam tempo e trazem economia. Não apenas novas práticas alimentares, mas também novas opções de pratos e modalidades se farão presentes nas unidades. O produto final é e sempre será o foco das empresas de refeições coletivas, pois é dele que provem o faturamento. Portanto, toda evolução e adequação do mercado terá como objetivo melhorar a satisfação do cliente e garantir o sucesso operacional. Concluo que novas modalidades de produtos e mão de obra, contando com a ajuda da tecnologia, será o futuro do segmento. O fornecedor que tiver produção em menos tempo, maior variedade de cardápio e modalidade e baixos erros operacionais, será uma empresa de referência no mercado. Não podemos esquecer também que aderir às tendências de mercado, é uma forma de evoluir junto com ele, dispensando processos arcaicos e de pouca eficácia.”
Supervisora de Operações – B&I –SP na Essencial Nutrição.16 anos de carreira, atuando em empresas de grande porte no seguimento de Food Service. Formada em Nutrição na FAMINAS, com especializações em Qualidade e Gestão Estratégica, e Comportamento Alimentar.
Atualmente consultor e executivo de vendas na JLucentini, passando por comercial, relacionamento e comunicação. Docente em relações públicas e criador de conteúdo no portal JL Food News, categoria inovação e vendas.