Novo método ganha espaço na coletividade e pode impulsionar faturamento em restaurantes corporativos.
Quem trabalha fora, estuda ou passa a maior parte do tempo longe de casa necessita de praticidade e qualidade de vida na hora de se alimentar. Um profissional de uma empresa ou indústria que possui o benefício de restaurante corporativo não precisa se preocupar quanto ao preparo do seu almoço. Entretanto, esse mesmo profissional precisa pensar no preparo do jantar.
Restaurantes corporativos já podem apostar no canal take away (“pegue para levar” ou “para viagem”). Considerada já uma tendência no mercado de refeição, essa opção traz facilidade para o consumidor na hora de se alimentar, além de otimizar o fluxo de pessoas no restaurante, visto que o cliente utiliza da tecnologia para ter sua refeição de forma rápida e prática.
O take way não apenas ajuda o funcionário a ter praticidade na sua rotina, como também colabora para que tenha uma refeição saudável e diferenciada, mesmo fora da empresa onde trabalha. É possível analisar os produtos disponíveis através de um cardápio digital, sem precisar se deslocar do ambiente de trabalho.
Uma das grandes vantagens é que a empresa pode expandir o seu cardápio e opções de categorias, uma vez que esse modelo de venda independe do contrato de fornecimento de refeição. Utilizando o método de refeições congeladas, há opções não apenas veganas e fitness, mas também a opção de plant-based, ou seja, refeições produzidas com produtos à base de plantas.
Uma pesquisa realizada a pedido da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) revelou que 46% dos brasileiros de todas as regiões do país não comem carne pelo menos uma vez por semana. As unidades de alimentação e nutrição que apostam em pratos à base de plantas podem ampliar suas opções de cardápio e reduzir custos com produtos mais caros, como carnes e queijos, podendo substituir por legumes e vegetais.
Essa mudança de comportamento mostra que existe uma ótima oportunidade para que restaurantes aumentem as opções de cardápio de seus clientes, com baixo investimento. Além disso, os cozinheiros podem abusar na criação de pratos à base de plantas. Empresas de sistemas e tecnologia têm colaborado para o impulsionamento dessa tendência, oferecendo a opção de cardápio digital com informações nutricionais e outros detalhes dos alimentos. Essa modalidade ampliou as opções de tendência no mercado de food service e promete ganhar força em 2023.
Referências Bibliográficas
SBV – Sociedade Brasileira Vegetariana. Pesquisa do IBOPE aponta crescimento histórico no número de vegetarianos no Brasil. 2022. Disponível em: <https://www.svb.org.br/2469-pesquisa-do-ibope-aponta-crescimento-historico-no-numero-de-vegetarianos-no-brasil>
TEKNISA. Como se adaptar às tendências do mercado food service. 2022. Disponível em: <https://www.teknisa.com/catering/tendencias-do-food-service/>