Uma das feiras mais importantes da categoria Food Service teve tecnologia e plant-based (produtos feitos à base de plantas) como destaque das novidades para o segmento. A NRA Show 2023 (National Restaurant Association), que aconteceu de 20 a 23 de maio, em Chicago, nos Estados Unidos, reuniu mais de 500 expositores brasileiros, sendo considerada a maior delegação estrangeira a participar da feira esse ano.
Tendo o compromisso de informar e atualizar os profissionais do nosso segmento, a JL Food News realizou todo o trabalho de assessoria para trazer as informações e os acontecimentos mais relevantes do evento. No primeiro dia de feira, a organizadora do evento selecionou as 20 ideias mais inovadoras de toda a feira, que estarão em uma segunda edição, chamada FoodCo. Experience, que acontece no dia 07 de junho deste ano e irá trazer as tendências apresentadas na NRA Show de Chicago.
Dentre as principais tendências, as tecnológicas foram as que mais impressionaram o público, incluindo o Robô Barista, conhecido como servidor de café – uma proposta da empresa MyAppCafe, que demanda menos de uma hora de serviço humano para fazer a máquina funcionar. Uma estação do Robô Barista custa em torno de US$ 250 mil e ocupa um espaço de 6m². As cafeterias na modalidade To Go (para levar) devem ficar de olho na máquina, que promete diminuir o tempo de trabalho e manter a agilidade e a qualidade no preparo dos mais variados cafés.
Robot Fries, uma operação robótica feita pela fabricante Atosa, promete entregar o preparo das batatas fritas, mantendo a padronização e constância do alimento. Afinal de contas, a máquina realiza o preparo das fries (batatas fritas) na temperatura e tempo adequados, além de manter a crocância e qualidade por meio de jatos quentes que são soprados no produto após sair da fritadeira. Qual operação não gostaria de fornecer fries frescas e crocantes a qualquer momento do almoço, mantendo a padronização de qualidade e sem diminuir a produtividade da unidade de alimentação?
Para quem gosta de controle de estoque, a empresa PreciTaste apresentou uma tecnologia que permite fazer a contagem do estoque em tempo real, por meio de câmeras instaladas nos locais onde ficam os insumos. O sistema também oferece a possibilidade de registrar toda a rotina de preparação da cozinha, podendo ser classificada por ordem de prioridade e detalhes, como tempo médio de cada tarefa e modo de preparo. A tarefa é atualizada em tempo real após um funcionário dar um check/feito ao final de cada etapa dos processos da cozinha.
A Impossible Foods levou à NRA Show 2023 petiscos de frango e hambúrgueres feitos à base de plantas. Presente em 45 mil estabelecimentos nos Estados Unidos, a marca aposta na substituição da proteína do trigo pela de soja, resultando em uma textura mais robusta. A carne moída também é destaque e foi projetada pensando nas possibilidades de usá-la em tacos, refogados, sopas, lasanha, chilis etc. Nos últimos anos, os produtos à base de plantas vêm ganhando força e inovando cada vez mais. Temos um artigo aqui no portal sobre o uso de produtos à base de plantas no segmento de refeições coletivas. Será que os restaurantes industriais terão o plant-based como uma categoria fixa no cardápio, visando à qualidade alimentar e redução de custos? Leia nosso artigo e tire sua conclusão.