O envolvimento de funcionários nas redes sociais já é usado como estratégia de divulgação pelas organizações há algum tempo, principalmente no segmento de food service, onde mostrar a produção das refeições e equipes de cozinha é uma prática comum. Essa ação aumenta a probabilidade de potenciais clientes se identificarem com as tendências das marcas na hora de escolher um produto ou serviço.
A técnica é uma evolução do marketing de influência, já que ao invés de contratar profissionais com grande alcance para divulgar uma marca, visa a aproveitar a influência que os funcionários já têm. Para isso, as organizações usam redes sociais internas para que os funcionários possam compartilhar conteúdos sobre os serviços e produtos. Uma publicação realizada em novembro de 2022 pela Consultoria Gartner aponta que 90% das companhias B2B terão programas de Employee Advocacy, também conhecidos como Embaixadores da Marca, em 2023.
Embora a implementação de um programa de Employee Advocacy seja uma ótima estratégia para engajar a equipe e alcançar novos públicos, é importante considerar que esse tipo de ação deve ser feito de forma estratégica, pensando sempre no posicionamento da marca.
Além de criar um perfil em cada rede social para o seu projeto, é preciso escolher quais canais estarão inclusos e quais conteúdos serão compartilhados com seu público-alvo. Uma vez que as publicações não são feitas pela equipe de marketing, os responsáveis por mostrarem a marca precisam estar alinhados com o projeto.
Para isso, você pode fazer uma análise de mídia para descobrir onde, em quais redes sociais, seus potenciais clientes se engajam com sua marca. Considerando que cada canal de mídia tem um propósito específico, e o conteúdo que você compartilha deve ser relevante para o seu público, é imprescindível que o embaixador tenha know-how sobre o assunto pautado na rede, principalmente em lives, um evento que você mostra seu core business na íntegra. Além do setor de marketing, gestores de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) e gerentes operacionais de Unidades de Alimentação estão mais familiarizados a mostrarem o produto da ponta no dia a dia ou em eventos sazonais, mas a forma como é feita faz toda a diferença aos olhos do cliente.
Se um RH faz postagens de campanhas internas, mas não levanta uma pauta opinativa sobre algum tema, está fazendo um merchadising e não um employee O profissional da Unidade de Alimentação que faz o vídeo mostrando determinado produto do dia precisa falar sobre os benefícios e vantagens que o alimento oferece quando preparado daquela forma. Assim, o embaixador garante ao seu público que o que está sendo visto é real, que sua empresa é especializada no que faz e sabe do que está falando. Transparecer confiança no meio digital não é uma tarefa fácil, pois a imagem da empresa influencia fortemente a opinião de seus stakeholders, isto é, os públicos internos e externos envolvidos direta ou indiretamente com a organização.
A empresa pode contar com colaboradores de diversas áreas, geralmente profissionais que já são ativos nas mídias e postam com frequência sobre seu dia a dia na empresa. Vídeos saudosos, memes e trends fazem parte do papel dos embaixadores, mas é importante que todos estejam alinhados com a proposta do projeto e transmitam conhecimento de suas respectivas áreas. São conhecidos como fãs da marca e fazem um positivo marketing boca a boca. Olhar para os talentos internos é importante para engajar, além de transparecer ao cliente os verdadeiros valores de sua empresa.
Por fim, vale ressaltar que um programa de employee advocacy não é uma estratégia de curto prazo. É preciso identificar os principais objetivos do programa e definir as metas com clareza. Ele deve ser pensado como um projeto de longo prazo, que precisa de tempo para ser desenvolvido e aprimorado, pois colabora para o posicionamento da marca no mercado, sua identidade e domínio do segmento.
Referências Bibliográficas
MUNDO DO MARKETING. Employee Advocacy: a tendência que vem ganhando força em 2022. Disponível em: <https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/planejamento-estrategico/39914/employee-advocacy-a-tendencia-que-vem-ganhando-forca-em-2022.html
NEAL, E. Employee Advocacy Statistics You Need To Know in 2023. Disponível em: <https://dsmn8.com/blog/employee-advocacy-statistics/>