1. Metodologia de apuração
A JLucentini – Consultores Associados mensalmente presta informação qualitativa, objetivando orientar os gestores de empresas de alimentação a respeito da inflação dos gêneros alimentícios, e seus impactos na erosão dos lucros.
A nossa metodologia considera preço à vista nos maiores atacadistas do Estado de São Paulo, tomando-se um cardápio-base composto por itens componentes do desjejum, almoço (incluindo sopa), lanche e jantar.
2. Inflação em abril/2023
O mês de abril marcou, pela primeira vez no ano de 2023, um aumento significativo no índice apurado por nossa consultoria, e a taxa de inflação ficou em 2,4%. Esse aumento vem muito por influência do clima e dos efeitos que ele causa nas pastagens, nas plantações de grãos e hortaliças, e consequentemente atinge também os demais processos de produção dos alimentos, como é o caso das proteínas. Com o pasto sendo prejudicado pelo frio e o excesso de chuva arruinando as plantações de grãos, a ração dos animais fica comprometida e é onde os produtores precisam suprir de alguma maneira essa falta. O resultado de todo esse processo chega no preço final nos mercados, e o aumento de 5,42% atinge o bolso do consumidor e das empresas de refeição.O grupo das saladas, que perfez 4,90%, sofreu do mesmo efeito. As verduras tiveram um aumento de 7,67%, mas o maior impacto veio do tomate, que disparou 29,65%. Os molhos e temperos também subiram devido ao clima, por exemplo, o azeite teve um aumento de 5,79%, que interferiu no valor em 2,17%, atingindo ambas as categorias. O aumento na guarnição de 4,26% teve também influência de alguns alimentos derivados de plantações, como a cenoura, que subiu 6,76%, a mandioca, com 20,98%, acompanhado do aumento das massas em 8,11%. Ou seja, não somente os alimentos originados na terra são prejudicados com o clima, mas uma cadeia de outros produtos “sofre” por tabela, tendo como resultado alterações na oferta e na procura, onde os preços disparam pelo fato de terem menos itens à venda.
Fonte: JL Consultoria Empresarial.
Mas o destaque vai para o café, que perfez 10,81%, o maior aumento avaliado até o momento do ano de 2023. Essa alteração do preço vem por consequência de uma aprovação feita pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), onde foi reajustado o preço mínimo do café arábico e conilon para as safras de 2023 e 2024. Ambos os tipos de café tiveram aumento em seus valores e as sacas sofreram um reajuste de 12,77%.
As frutas, por sua vez, tiveram queda em seus valores, atingindo duas categorias abordadas em nossa apuração. Já as bebidas perfizeram -5,64% e, as sobremesas, -15,24%. As frutas responsáveis por esses valores são a laranja-pera, que caiu -2,20%, e a banana, com queda de -25,74%. Porém, não somente essas tiveram quedas, mas diversas outras frutas, como a melancia, que caiu 33,60%, a maçã, com queda de 13,33%, e o mamão, com -5,90%.
3. Índices oficiais versus índices reais de inflação da alimentação
Comparativamente aos índices oficiais, temos o seguinte quadro comparativo, que corrobora com o cálculo acima: reajuste nos preços de venda versus inflação nos alimentos (fonte: Valor Consulting e ABERC).
Índice | Abril/23 | Acumulado
2023 |
Últimos
12 meses |
Acumulado
2022 |
Índice da JL Consultoria | 2,40% | -1,80 % | 6,00% | 14,30% |
IPCA | 0,57% | 2,59% | 4,16% | 5,90% |
INPC (mar.) | 0,64% | 1,88% | 4,36% | 5,93% |
IGPM | -0,95% | -0,75% | -2,17% | 5,45% |
IPA M | -1,45% | -1,66% | -4,53% | 5,27% |
IPC-M | 0,46% | 2,13% | 3,24% | 4,30% |
FIPE (mar.) | 0,39% | 1,45% | 5,76% | 7,32% |
Como temos destacado em artigos anteriores, há deterioração no lucro das empresas de alimentação corporativa, pois apesar de uma tendência de queda no índice, a inflação há alguns meses atingiu a casa de 25% no acumulado. Isso significa que os reajustes nos preços serão realizados, por exemplo, via IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e índices menores, e não leva em consideração a inflação elevada dos últimos 12 meses.
4. Seu lucro está sendo consumido?
Caso sua empresa esteja em situação similar à descrita nesse artigo, nós podemos ajudá-lo. Nossa experiência permitirá ajudar a sua empresa a encontrar a melhor relação custo-benefício em toda a sua cadeia produtiva, de venda e retenção de clientes. Não deixe de nos contatar.
Cordial abraço,
JL Food News
Referências bibliográficas:
CANAL RURAL. Este já é o abril mais frio dos últimos 20 anos em algumas áreas. Disponível em: <https://www.canalrural.com.br/noticias/tempo/abril-frio-20-anos/>. Acesso em: 08 de mai. 2023.
CAVALLINI, M.; MIATO, B. Puxado pelos alimentos, IPCA sobe pelo 4º mês seguido e tem alta de 0,53% em janeiro. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/02/09/ipca-tem-alta-de-053percent-em-janeiro.ghtml>. Acesso em: 08 de mai. 2023.
O TEMPO. Café e laranja podem ficar mais caros após reajuste de quase 13% no campo. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/brasil/cafe-e-laranja-podem-ficar-mais-caros-apos-reajuste-de-quase-13-no-campo-1.2843622>. Acesso em: 08 de mai. 2023.
PORTAL O DIA. Preço das frutas cai e das hortaliças sobe em abril, diz Conab. Disponível em: <https://portalodia.com/noticias/economia/preco-das-frutas-cai-e-das-hortalicas-sobe-em-abril,-diz-conab-299297.html>. Acesso em: 08 de mai. 2023.
VIECELI, L. Gasolina tem maior inflação em dois anos; alimentos caem após cinco altas. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/04/gasolina-tem-maior-inflacao-em-dois-anos-alimentos-caem-apos-cinco-altas.shtml>. Acesso em: 08 de mai. 2023.