Em artigo anterior abordamos o tema do microgerenciamento, enfatizando que muitos líderes acabam realizando tarefas pequenas, em realidade, sendo muito caros para isso. Eles, muitas vezes, não sabem a abrangência e importância do cargo, tendo dificuldades em delegar autoridade e responsabilidade aos seus subordinados diretos.
Nós colocamos abaixo um material didático, com base em estudos e pesquisas que realizamos a respeito da abrangência do papel do executivo principal da empresa, independentemente da denominação utilizada.
Esperamos que, desta forma, possamos contribuir para o aprimoramento e a melhoria da gestão empresarial.
Missão do CEO – Chief Executive Officer
Missão: como principal executivo na hierarquia de uma organização, deve planejar ações nos médio e longo prazos para a geração de valor agregado (EVA ou VEA), crescimento de vendas e lucros de forma sustentada, pouco voltado a rotinas, responsável pelo planejamento estratégico e tático, permitindo aos gestores, por meio da delegação de autoridade e responsabilidade, a tomada de decisões que impactam toda a empresa, e estabelece, ainda, uma comunicação direta com o Conselho de Administração e os demais colaboradores.
Há que se considerar que suas funções podem variar de acordo com a proposta da empresa, tamanho, modelo de gestão e necessidades operacionais para se manter funcionando.
Principais responsabilidades:
- Estruturar e dissipar a visão, missão e objetivos de uma empresa;
- Tomar ações para mitigação do risco da empresa;
- Alavancagem operacional com a eliminação de desperdícios e aproveitamento de oportunidades ocultas;
- Implementar planejamentos, estratégico e tático, capazes de dar direcionamento à organização;
- Liderar e guiar os colaboradores, criando um senso unificado de pertencimentopara que seja possível alcançar os objetivos e metas;
- Saber delegar responsabilidade e autoridade às equipes, para que atinjam os objetivos estratégicos e táticos da organização;
- Ser incentivador da inovação, de benchmark em todos os segmentos de atividade, promovendo diferenciais competitivos no mercado de atuação, mantendo a perenidade da organização;
- Ter propósitos bem definidos no curto, médio e longo prazos;
- Garantir que a empresa terá recursos e estratégias para executar os objetivos e metas de crescimento e lucro, permitindo, ainda, alavancagem financeira nos projetos da organização;
- Liderar a criação da cultura organizacional e ser o seu principal porta-voz;
- Criar processos ou modificar aqueles que afetem de forma negativa a saúde econômica e financeira da organização;
- Ser o representante da empresa perante o mercado: instituições do segmento, assuntos externos em geral, seja na imprensa, seja na comunidade;
- Se reunir com os diretores/acionistas para entender suas visões a respeito da saúde do negócio.