- Metodologia de apuração
A JLucentini – Consultores Associados mensalmente presta informação qualitativa, objetivando orientar os gestores de empresas de alimentação a respeito da inflação dos gêneros alimentícios, e seus impactos na erosão dos lucros.
A nossa metodologia considera preço à vista nos maiores atacadistas do Estado de São Paulo, tomando-se um cardápio-base composto por itens componentes do desjejum, almoço (incluindo sopa), lanche e jantar.
- Inflação em janeiro/2023
O ano de 2023 será de muito planejamento para o varejo de alimentos, pois a indústria de alimentação continua atravessando mudanças, evoluções e correções de rota. Mesmo com a previsão feita em 2022 sobre o ano de 2023, indicando reduções nos preços dos alimentos, porém, em janeiro já observamos esse fato, pois embora os índices apontem uma tendência de queda, os números reais indicam uma pequena alta em janeiro, podendo até mesmo representar futura desaceleração em relação aos períodos anteriores.
Segundo nossa apuração, os responsáveis por esses aumentos vieram primeiramente dos temperos e molhos para saladas, onde ambos marcaram 6,96%. Os itens que interferiram nesses números vieram do shoyo, que disparou 32,18%, acompanhado do vinagre, que perfez 0,57%. Junto com eles estão as bebidas, que atingiram 4,50%. Já na categoria das proteínas, a maior participação do aumento em seus preços veio dos peixes, com 12,65%, enquanto as carnes bovinas tiveram participação com somente 0,92%, resultando no valor de 1,67%.
Fonte: JL Consultoria Empresarial.
Essas pequenas alterações de preços já impactam no cardápio das empresas de alimentação, pois sem um planejamento ou conhecimento de como está o mercado, as chances de haver um grande prejuízo e gastos desnecessários são grandes. A Consultoria JLucentini investe e realiza essas apurações reais da inflação dos alimentos para facilitar e ajudar empresas de alimentação a serem assertivas em suas compras e preparos de cada cardápio, contornando e driblando alimentos que estejam mais caros, sem interferir no preço das refeições e no bolso dos consumidores.
Já os alimentos que tiveram queda em seus preços impactaram dois grupos, o da sopa, com -7,09%, e das saladas, com -2,86%. Essas quedas vieram das verduras e dos legumes, pois o clima mais equilibrado, sem frio, calor ou chuva em excesso, resultou em ótimas colheitas. Esses valores vieram principalmente pelo preço do tomate e da cebola: ambos no mês anterior (dez/22) estavam na lista dos mais altos, mas em janeiro reduziram para -25,48% e -27,69%, respectivamente.
Porém, o café foi quem mais reduziu, atingindo -9,03%. As condições climáticas favoráveis no Brasil levam o mercado a acreditar na confirmação de que haverá uma boa safra no primeiro trimestre de 2023.
- Índices oficiais versus índices reais de inflação da alimentação
Comparativamente aos índices oficiais, temos o seguinte quadro comparativo, que corrobora com o cálculo acima: reajuste nos preços de venda versus inflação nos alimentos (fonte: Valor Consulting).
Índice |
Janeiro/23 | Acumulado
2023 |
Últimos
12 meses |
Acumulado
2022 |
Índice da JL Consultoria |
0,10% | 0,10 % | 14,20% | 14,30% |
IPCA |
0,55% | 0,55% | 5,87% | 5,90% |
INPC (dez.) |
0,69% | 0,0% | 5,93% | 5,93% |
IGPM | 0,21% | 0,21% | 3,79% |
5,45% |
IPA M | 0,10% | 0,10% | 3,00% |
5,27% |
IPC-M | 0,61% | 0,61% | 4,50% |
4,30% |
IPC – Fipe | 0,63% | 0,63% | 7,20% |
7,32% |
Temos destacado em artigos de meses anteriores a deterioração no lucro das empresas de alimentação corporativa. Enquanto o impacto nos custos de alimentação é de 0,10%, os reajustes de preços, em maioria pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), de 0,55%, que nem sempre são repassados na íntegra, produzem uma redução direta sobre o RBO (Resultado Bruto Operacional) e, consequentemente, no lucro final da empresa.
Caso haja mudança nos cardápios, diminuindo sua qualidade com objetivo de diminuir prejuízos, possíveis impactos indiretos são a insatisfação do cliente e possível ruptura de contrato, diminuindo a probabilidade de fidelização desse cliente. Desta forma, o impacto econômico e financeiro nos últimos 12 meses pode ser medido da seguinte forma: 60% dos custos de matéria-prima sobre os custos totais da unidade operacional = 60%, diferença entre a inflação medida pela JLucentini e o IPCA (de 0,10% – 0,55% = -0,45%) e, consequentemente, perda possível no RBO = 60% x -0,0045 = -0,27%.
- Seu lucro está sendo consumido?
Caso sua empresa esteja em situação similar à descrita nesse artigo, podemos ajudá-lo. Nossa experiência permitirá ajudar a sua empresa a encontrar a melhor relação custo-benefício em toda a sua cadeia produtiva, de venda e retenção de clientes. Não deixe de nos contatar.
JL Food News
Referências bibliográficas:
CARVALHO, L. Preços do café caem em NY na 1° semana de 2023 com dólar firme e clima favorável no Brasil. 2023. Disponível em: <http://revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=72446&pre–os-do-caf—caem-em-ny-na-1a-semana-de-2023-com-d–lar-firme-e-clima-favor–vel-no-brasil.html>. Acesso em 05 de jan. de 2023.
RBA – Rede Brasil Atual. ‘Prévia’ da inflação tem alimentos subindo menos, gasolina caindo, aumento de planos de saúde e reajuste do gás. 2023. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/economia/previa-da-inflacao-alimentos-gasolina-plano-de-saude-gas-encanado/>. Acesso em 05 de jan. de 2023.
SCHWEIZER, E. O que 2023 reserva para a indústria de alimentos? 2023. Disponível em: <https://forbes.com.br/forbesagro/2023/01/o-que-2023-reserva-para-a-industria-de-alimentos/>. Acesso em 05 de jan. de 2023.