Tenho conversado com alguns amigos profissionais da área de Compras a respeito dos efeitos econômicos e financeiros devido a este longo período de pandemia, em que a grande maioria das empresas passou a ter problemas de caixa, ocasionados pelo baixo volume de vendas, taxa de desemprego elevada, sem data de recuperação econômica, apesar de ajustes nos custos e despesa fixas, cortando-os, segurando-os, com o objetivo da sobrevivência da organização.
De uma forma geral, a orientação que eles têm recebido de seus CEOs e respectivos Conselhos é de que “se deve renegociar tudo, privilegiando o curto prazo e a sobrevivência, cortando e diminuindo os custos, e que daqui um ano se verá o que será feito”.
Assim, entendi que este é o grande desafio para os gestores das áreas de Compras, cabendo a eles liderar, em toda a organização, essa redução de custos e despesas, de forma inteligente, ágil, proativa e com foco.
A revisão e renegociação de contratos se aplicam de forma ostensiva, pois o momento requer foco naquilo que é mais importante, que são os custos diretos de produção, cujos volumes anuais podem representar milhões de reais.
O problema afeta todas as empresas de forma geral, com raras exceções, e os clientes dessas empresas devem estar revendo os contratos de fornecimento de produtos e serviços.
Logo, o gestor de Compras deve ter foco nos custos diretos ao invés de foco nos indiretos, de menor montante, que incluem os serviços de alimentação, facilities, segurança e vigilância, dentre outros, evitando desviar atenção, significando perder o direcionamento naquilo que representa muito dinheiro, que são os custos diretos.
Ressalte-se que os custos indiretos podem representar uma verba menor no orçamento da empresa, comparados aos custos diretos, mas são uma importante fonte de redução de custos e devem ter assessoria de empresa especializada.
Diante disso, perguntamos se você já pensou em contratar a única empresa com profissionais de muitos anos de experiência nessas áreas de indiretos, com domínio em revisão e análise de custos, negociações e gestão de concorrências, auditoria em contratos existentes nos serviços de alimentação e facilities.
A nossa empresa, Baldder – Gestão de Custos e Concorrências, é especializada nos indiretos. Nós ajudaremos a sua empresa a economizar nos dois lados: nos diretos que o gestor de Compras domina, e nos indiretos, que é nosso know-how.
Entendemos que quanto maior for o know-how, melhores são as possibilidades de economia e sucesso.