Em todas as áreas de estudo que realizei durante minha carreira, incluindo Finanças, Controladoria e Vendas, para citar algumas, sempre tive líderes inspiradores, dentre eles cito o Prof. Dr. Alexandre Assaf Neto, da USP, de Finanças, que me inspirou a cursar Mestrado e ministrar aulas, e o Mestre Ray Leone, dos EUA, que me demonstrou a importância da área e contribuiu para o meu desenvolvimento profissional no segmento de Vendas, Relacionamento e Retenção de Clientes. Até hoje os acompanho e os estudo, e ambos, apesar de áreas distintas, de Exatas e Vendas, foram inspiradores e afirmavam que, quando alguém indicar que “acha” alguma coisa como opinião, normalmente está 70% errado, e como temos encontrado isso com frequência em nossos trabalhos de consultoria, resolvi escrever esse artigo.
O que é o achismo? É uma gíria atribuída à “teoria” que é criada por alguém sobre algo, com base unicamente nas suas opiniões e intenções, sem nenhum tipo de argumentação concreta ou justificativa. Em geral, é praticado por pessoas que desconhecem a natureza de determinado assunto, mas que fazem questão de tentar explicar algo, tendo em consideração apenas aquilo que acham sobre o tema e os impõe, sobretudo, quando se trata de gestor-líder. A palavra se originou justamente a partir do verbo “achar” com a junção do sufixo “ismo”, dando a ideia de ser o ato de justificar ou teorizar algo com base em um pensamento ou conceito subjetivo (“eu acho que…”).
Apanho aqui um gancho de outro escritor, que levantou a indústria automobilística japonesa, W. Edwards Deming, já falecido que, em sua obra, no capítulo que aborda a Teoria do Conhecimento, cita: “não há conhecimento sem teoria e a experiência em administrar não serve para melhorar o gerenciamento, a não ser que seja baseada numa teoria”.
Realizando uma convergência entre os autores, acrescento os conceitos de Inspiração e Transpiração. De forma resumida, podemos dizer que a inspiração seria o pensar e a transpiração seria o fazer, e ambos são importantes no processo, pois nenhum deles pode ser excluído, considerado irrelevante ou até mesmo mais importante do que o outro. Tem sido comum evidenciarmos muitos gestores irem direto para a transpiração, sem realizar o mínimo de planejamento, ou o estabelecimento de processos e inclusão de um “plano B”. Sem isso tentam, equivocadamente, obter nas operações a estratégia (inspiração) que não realizaram, colocando em risco a lucratividade e possível ruptura do cliente, além de desmotivar as equipes.
Ao invés do achismo, da falta de inspiração, de estratégia e de estudar teorias de gestão que mudam a todo momento, é importante não deixar a equipe desnorteada por mudanças bruscas e repentinas de direcionamento. Para isso, torna-se conveniente buscar utilizar, ao invés da urgência, o termo “recomendação”, que significa “indicação positiva a respeito de alguém ou de algo, aviso ou advertência a respeito de algo, conselho e qualidade do que é recomendável”. Esses temas foram abordados em nosso artigo “A teoria da Consciência e do Comportamento”.
Encerro citando uma frase do Dr. Eneas Carneiro, que serve para reflexão: “há pessoas que aprendem pelo que outros dizem e, os mais inteligentes, estudam o assunto e têm opinião própria”.
Fontes:
SIGNIFICADOS. Significado de achismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br/achismo>. Acesso em: 25 de abr. 2023.
DEMING, W. Edwards, Qualidade: a Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Editora Marques Saraiva, 1990.