O business coach é uma ferramenta que utilizamos em nosso diagnóstico empresarial e tem como objetivos identificar os desperdícios e oportunidades ocultas, estabelecendo objetivos e, acima de tudo, avaliar se os profissionais da empresa estão aptos a dar esse novo salto qualitativo. Em geral, em nossos trabalhos, encontramos aquele profissional que centraliza tudo, que sabe tudo e é “de confiança” dos donos, que não querem que mexa, pois a pessoa “conhece muito do nosso negócio (e muitos segredos, é claro)”. Esse profissional, em geral, é uma trava às mudanças, pois teme perder suas regalias, por medo de sua má gestão que, em algumas vezes, identificamos até manipulação de números.
Manter profissionais que “diminuem a régua”, ou anões corporativos ao seu redor, compromete o futuro do negócio que, na maioria das vezes, não irá se perpetuar.
Um amigo consultor, certa vez, disse que sempre busca identificar os intocáveis, pois são os primeiros que substitui. Citou, ainda, o polivalente, o que me fez lembrar do pato: anda, voa e nada – tudo muito mal.