O livro 48 Laws of Power (ou 48 Leis do Poder, na tradução), de Robert Greene, é uma obra que sintetiza 3.000 anos de história do poder, resumindo a sabedoria e táticas de pensadores como Maquiavel, Sun-Tzu e Carl Von Clausewitz, ou seja, reproduz regras de manipulação no mundo moderno.
Especificamente nosso artigo abordará a lei 23, cujo título é sobre a Concentração de Forças, que aborda ainda a superficialidade e a falta de profundidade na análise de temas pessoais, profissionais e estratégias empresariais.
A superficialidade é possível de encontrar hoje em dia, quando as pessoas realizam pesquisas superficiais na internet ao invés de se aprofundar em estudos em obras, pesquisas e dissertações de autores e autoridades reconhecidas.
O livro ressalta os seguintes conselhos:
- Preze mais a profundidade do que a superficialidade, pois a perfeição está na qualidade e não na quantidade. O superficial não sai da mediocridade, e a desgraça dos homens com interesses amplos e generalizados é que enquanto desejam comandar tudo, acabam não comandando nada.
Podemos ampliar este tópico no meio empresarial, destacando a falta de estratégia, na qual o crescimento de vendas desenfreado e longínquo às bases centrais proporciona altos investimentos em equipes de estrutura, ocasionando mais custos e despesas, diminuindo os lucros e, ainda, tratando de problemas distantes, aumentando a vulnerabilidade estratégica perante os concorrentes. Ter foco exclusivo no crescimento, em vez de escolhas, irá requer muitos recursos para investimento operacional e para capital de giro, podendo colocar em risco a continuidade da empresa face ao alto endividamento.
As empresas perdem mais tempo com operações problemáticas do que com operações lucrativas.
O tema pode ser adotado como “tenha um crescimento paulatino e sustentado, com lucros consistentes”.
Aos profissionais, a recomendação é que se estude os temas com profundidade, antes de aplicá-los por achismo ou teimosia (Teoria da Consistência e Narcisismo), abordados em artigos que publicamos recentemente.
- Concentre suas forças no seu ponto mais forte – ou seja, preserve suas forças e energia em seu ponto mais forte, pois ganha-se mais descobrindo uma mina rica e cavando fundo do que pulando de uma mina rasa para outra. A profundidade derrota a superficialidade sempre. Descubra uma vaca cheia de leite que o alimentará durante muito tempo.
Com relação à estratégia empresarial, busque ampliar o conhecimento, esteja atento às inovações, seja a referência junto ao seu mercado de atuação, tenha uma proposta de valor imbatível e mantenha-se atento à entrada de novos concorrentes e produtos, quer do mercado nacional ou internacional.
O poder de negociação de fornecedores e clientes pode ter origens distintas, por exemplo, o monopólio que consiste uma empresa ou grupo pode tornar-se único possuidor de determinado produto para, na falta de competidores, poder vendê-lo por preço exorbitante.
Em uma de nossas consultorias evidenciamos um caso prático de uma indústria de bens de consumo, cujo fornecedor da principal matéria-prima (60% do custo total) era único e seu preço era em dólar americano.
Por outro lado, por um erro estratégico, mudou-se a estrutura de venda de varejo, triplicando as vendas para grandes redes que determinavam o preço de compra. Em resumo, o custo do insumo não era repassado ao preço final, pois a empresa citada desconcentrou suas forças, na ambição do crescimento, e a consequência foi uma grave crise financeira e um processo de recuperação judicial. Atualmente a empresa sobrevive com 20% do volume de negócios que possuía e reconcentrou em varejo, pois a concorrência, que era muito abrangente e pulverizada, tomou um mercado que foi conquistado arduamente durante 40 anos e, além disso, a marca perdeu credibilidade.
Utilize para reflexão o modelo das Cinco Forças de Porter, acima, faça planos estratégicos, procurando reduzir seus pontos fracos, e não caia na tentação e nem ceda “à coceira” de crescer por simplesmente crescer.
Fonte:
GREENE, R. The 48 Law’s of Power. Baskerville: Editora Viking, 1998.
M., PORTER. Modelo das 5 forças de Porter. Disponível em: < https://rockcontent.com/br/blog/5-forcas-de-porter/>. Acesso em: 20 de abr. 2023.